Conselho Municipal da Juventude de Upanema

Funciona como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas da juventude, visando a promoção de atividades/iniciativas para os jovens. Baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica com os vários membros e visa um planejamento estratégico da intervenção nos jovens, estimulando a sua participação na vida cívica, cultural e política. Pretende ainda proporcionar aos jovens do concelho os meios para o estudo e o debate sobre as diversas temáticas da área da juventude..


Por:

Todos contra o Aedes aegypti

Muito além de um simples inseto, o Aedes aegypti se tornou uma praga que precisa ser combatida e qualquer descuido pode ser suficiente para levar ao aumento do número de casos das doenças relacionadas ao mosquito -chikungunya, dengue, Zika e síndrome de Guillain-Barré. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a médica Amariles Borba, um mosquito infectado pode transmitir o vírus para até 30 pessoas.

Dessa forma, é importante lembrar que a única medida de combate ainda é a prevenção, pois apesar de grande parte da população conhecer os efeitos da ação da picada do mosquito, que dependendo das suas complicações pode levar a morte do paciente, o Piauí e Teresina se encontram em estado de alerta com o número de notificações dos casos das doenças relacionadas ao mosquito.

“Nós estamos vivenciando um acréscimo dessas doenças virais que, por coincidência, são transmitidas pelo mesmo mosquito. Nós tínhamos até dois anos atrás, quatro tipos de dengue e depois chegou a chikungunya e a Zika”, afirmou. Ela lembra, no entanto, que estes já são vírus conhecidos pela ciência, mas devido ao desenvolvimento da globalização, as ações do homem causaram uma explosão maior dessas doenças.
A diretora afirmou que é preciso trabalhar a prevenção da proliferação dos mosquito, que pode estar presente em todos os lugares onde houver água acumulada. Além disso, ele não escolhe quem e quando vai atingir. Ninguém está protegido.  

“As pessoas não podem se sentir superpoderosas e achar que não vão adoecer, por isso é preciso tomar  cuidado e aplicarem as medidas preventivas. Ou  tentamos controlar os criadouros dos mosquitos ou as coisas vão ficar muito mais graves”, ressaltou.

Relação com casos de microcefalia

O Aedes – conhecido por ser o mosquito da dengue – é responsável também por transmitir a Zika, que teve relação comprovada pelo governo federal com o número de casos de microcefalia em bebês recém-nascidos e intrauterinos de todo o país com mais de 1.240 notificações em 311 municípios de 14 Estados, sendo que a maioria deles na região Nordeste, costuma atuar durante o amanhecer e no anoitecer.

Para mais informações acesse: combateaedes.saude.gov.br 


Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial